21/03/2016

10. Leonard Cohen - The Stranger Song

Música: The Stranger Song
Artista: Leonard Cohen
Álbum: Songs of Leonard Cohen
Lançamento: 1967


Enquanto instrumentalmente o arranjo do dedilhado de violão seja muito bonito, o ponto forte das músicas do Leonard Cohen obviamente são suas letras.

The Stranger Song é sobre uma personagem (muito provavelmente uma mulher, já que por mais progressivo que os anos 60 tenham sido, romances gays ainda estavam longe de serem comuns) que se decepciona com uma série de romances falhos. A letra usa o simbolismo de jogadores de poker para descrever esses homens que usam a protagonista como abrigo temporário. Todos os homens que ela conheceu disseram que eles estavam cansados de jogar baralho, ou seja, de manter relações efêmeras. Porém, no final todos eles voltam para essa vida de "jogatina", dizendo que eles avisaram desde o início que eram apenas um estranho qualquer (I told you when I came I was a stranger) e que isso seria temporário.

No início, a música conta a separação de um desses casos: a protagonista acabou sem nada, nem mesmo risadas, apesar dos curingas (jokers) que ele deixou - ele levou todas as outras cartas (tudo o que ela sentia por ele), então ficar com apenas alguns curingas é inútil. Esse ex-amante procurava a "carta mais alta"; a carta que, se ele tirasse, ele não precisaria trocar por outra - a mulher mais perfeita; o amor mais intenso; uma vida mais significativa; algum tipo de grandeza. Porém, com todo o abrigo que ela lhe ofereceu, isso supostamente fez com que ele se "enfraquecesse" em seus sonhos por algo maior e ele a abandonou.

A segunda parte da letra fala sobre um segundo amante. Ele também diz que deixou o poker e quer trocar isso pelo abrigo que ela oferece, mas ela permanece desconfiada, pois muitos homens já lhe disseram isso antes - ela pensa que ele logo irá embora (and while he talks his dreams to sleep you notice there's a highway that is curling up like smoke above his shoulder). No entanto, algo diferente acontece agora: ela mesma enxerga a porta de seu abrigo aberta e cria a tentação de ir embora antes que algo aconteça. Ela se tornou uma mulher incapaz de acreditar num romance verdadeiro e, eventualmente, percebe que ela também pode ser a stranger na vida de algum homem sincero. Esse segundo romance também termina, mas agora ela divide uma certa cumplicidade no fim do relacionamento.

A música termina com uma repetição das primeiras estrofes onde o primeiro stranger a deixa sem nada e justifica sua ida, fazendo com que toda essa história seja um ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário