01/03/2016

8. James Brown - Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine

Música: Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine
Artista: James Brown
Álbum: nenhum [single]
Lançamento: 1970


Fellas, I'm ready to get up and do my thing! (Yeah! That's right! Do it!) I want to get into it, man, you know? (Go ahead! Yeah!) Like a, like a sex machine, man, (Yeah!) movin', doin' it, y'know? (Yeah!) Can I count it off? (Okay! Alright!) One, two, three, four!

E após esse diálogo icônico a música começa. O James Brown se reinventou duas vezes em seu período clássico: uma vez nos anos 60, onde ele criou o funk; a segunda vez aqui em 1970, onde ele re-estilizou seu funk. O funk que ele criou nos anos 60 possuía bastante sopro (trompete, trombone, saxofone); o funk que ele criou com sua nova banda, os J.B.'s, a partir desse ano de 1970, era mais minimalista, com muito mais guitarra e menos sopro.

"Get Up" possui um ritmo repetitivo com um riff de guitarra (com apenas DOIS acordes) e uma batida. O baixo, porém, fica grooveando ao fundo. De vez em quando o pianista toca uma melodia desacompanhado do James Brown, mas ainda seguindo o mesmo tom repetitivo da guitarra. A única mudança harmônica ocorre na ponte, bem no meio da música (o James chamando a ponte - "take me to the bridge!" - foi homenageado na música "The Crunge" do Led Zeppelin). Além de tudo, as músicas dele nessa época possuem durações longas, entre 5 e 7 minutos, então a repetitividade fica ainda mais pronunciada. Esse estilo funciona basicamente para ele ficar pirando: cantando e improvisando vozes (a letra também é mínima, só pra constar), dançando, sentindo o groove...

O baixista e o guitarrista dos J.B.'s são ninguém menos do que Bootsy Collins e Catfish Collins, irmãos que depois tocaram no Parliament-Funkadelic. O tecladista Bobby Byrd é o cara que faz a chamada e resposta com o James Brown ("get up! (get on up!)"). O pessoal do sopro só toca uma nota (repetidamente) no comecinho e no finalzinho da música - uma mudança drástica se você comparar as músicas sessentistas dele cheias de sopros ("I Got You", "Cold Sweat", "Papa's Got a Brand New Bag" etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário