11/03/2016

9. Milton Nascimento - Os Escravos de Jó

Música: Os Escravos de Jó
Artista: Milton Nascimento
Álbum: Milagre dos Peixes
Lançamento: 1973


Com o mesmo título da ciranda famosa (Escravos de Jó, jogavam caxandá / tira, põe, deixa ficar / guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá), essa é a música que abre o primeiro disco pós-Clube da Esquina de Milton Nascimento. A música ainda retém um ritmo de cantiga de roda (mais parecido com capoeira, na verdade, incluindo berimbau e cantos de "paraparaê, paraná"), mas não tem mais nada a ver com a ciranda que acabei de escrever. Os "escravos de Jó" aqui são outros... Somos nós naquela época de chumbo da ditadura.

A ditadura censurou quase todas as letras desse álbum, então o álbum é quase todo instrumental. Só o fato de o disco ter sido lançado, mesmo que instrumental, foi uma afronta aos militares - o Milton diz numa entrevista que ele ficou sem ver o filho durante vários anos por conta do lançamento, pois os militares ameaçaram a vida do filho dele. Uma das poucas instâncias onde uma música retém a letra é nesta música: Saio do trabalho, ê / volto para casa, ê / não lembro de canseira maior / tudo é o mesmo suor. Esses quatro versos são cantados magnificamente pela voz grave de Clementina de Jesus.

Os dois elementos mais preponderantes, eu diria, são a produção e a percussão. A produção é podrona, distorcida, como se tudo estivesse sendo tocado e gravado em um volume ensurdecedor. O formato mais "livre" da composição (assim como do álbum todo) aliada a essa produção dá um ar muito contrastante à escravidão da letra - é a voz da liberdade querendo ser ouvida. A percussão de Naná Vasconcelos (incluindo os diversos efeitos vocais que ele faz) é simplesmente arrepiante. Sério, eu me arrepio muito quando entra aquele berimbau, pois a percussão antes disso já é tão maravilhosa, mas o berimbau chega dizendo: "você ainda não ouviu nada...". Descanse em paz, Naná (o motivo de eu estar escrevendo sobre essa música agora, além de eu amar ela há muito tempo, é pelo fato de ele ter morrido ontem...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário