12/02/2016

1. My Bloody Valentine - Swallow

Música: Swallow
Artista: My Bloody Valentine
Álbum: Tremolo [EP]
Lançamento: 1991


Começando este blog com uma música da banda que dá nome ao blog (através de outra música deles). Não é das mais óbvias de se escolher deles, até porque só foi lançada em um EP e não em LP (embora tenha videoclipe), porém é uma das minhas favoritas da banda.

A música possui dois elementos distintos que a torna única na discografia deles: uma flauta em tom grave e um par de bongôs - porém, se são reais ou só sintetizados eu não saberia dizer. Esses dois elementos fazem a música ter uma sonoridade mais "exótica" em comparação com outras músicas da banda. Na flauta foi dado o mesmo tratamento de efeitos sonoros que as guitarras e gerais instrumentos melódicos costumam ter nas músicas da banda (e em grande parte do subgênero shoegaze, especialmente bandas que são influenciadas pelo My Bloody Valentine), isto é, uma leve alternância no pitch, que faz a melodia parecer "flutuar". Também faz a música ser muito sensual.

 E por falar em sensual, as letras são vagas como a banda sempre faz, mas você percebe o que deve ser o tema geral através do título e quando ouve a voz suave da Bilinda Butcher cantando, possivelmente, as seguintes coisas por cima do muro sonoro de distorção: "close the door / I want you more / you can crawl down / swallow, swallow, love / into my mouth". Oh, Bilinda...

Como é típico com a banda, a música termina com uma coda (uma conclusão musical) que é basicamente uma composição totalmente diferente do que se presseguiu. Eles fazem essas codas em diversas músicas e normalmente são trechos bem ambient, pra relaxar nossos ouvidos de toda a distorção e barulheira que ouvimos antes. Eles costumam prolongar bem as codas - esta aqui dura 1 minuto e meio repetindo os mesmos acordes de guitarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário