14/02/2016

6. Kanye West - Love Lockdown

Música: Love Lockdown
Artista: Kanye West
Álbum: 808s & Heartbreak
Lançamento: 2008


Depois da morte de sua mãe e do término de seu namoro de 6 anos, o Kanye West ficou devastado e quis expressar isso musicalmente. Ele achou que o rap limitava essa expressão de dor e resolveu fazer um álbum completamente diferente do que ele já havia feito até então. Um álbum pop e eletrônico, usando muito Auto-Tune no vocal e completamente minimalista.

Em "Love Lockdown" ele canta sobre sua confusão amorosa. O timbre do Auto-Tune, que é tão desprezado por uma parte das pessoas, serve para dar um tom de voz "quebrado", fragmentado, exatamente como seu estado de espírito estava, e não para "corrigir" sua voz. É fundamental diferenciar o uso do Auto-Tune como uma espécie de instrumento/efeito musical ao invés de uma forma de correção vocal, pois aqui foi exatamente essa a intenção do Kanye.

Outra característica do álbum é o uso de percussão orgânica e eletrônica (especialmente o TR-808, uma drum machine que dá nome ao álbum) juntos. Esta música talvez seja a que mais faz uso de percussão orgânica, tendo vários tambores (que eu desconfio serem taiko) tocando em um ritmo tribal (ou marcial) no refrão; nos versos temos apenas uma batida extremamente mínima feita no TR-808. Enquanto a música toda possui um riff de piano como harmonia pra voz, no final dela alguns sintetizadores acompanham o piano. A percussão tribal também faz uns ritmos bem interessantes nesse final.

Um dos detalhes legais - ainda que simples - que gosto nessa música é quando ele canta o verso "system overload" e sua voz distorce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário