14/02/2016

4. David Bowie - Aladdin Sane (1913-1938-197?)

Música: Aladdin Sane (1913-1938-197?)
Artista: David Bowie
Álbum: Aladdin Sane
Lançamento: 1973


Esse foi o primeiro indício de que o David Bowie não queria continuar fazendo rock ou pop tradicional para todo o sempre. Essa música é mais jazz do que qualquer outra coisa. E não é qualquer jazz, é um jazz bem específico: um jazz avant-garde.

A música começa normalmente, com uma interação bonita de guitarra, piano e baixo. David Bowie canta sobre o sujeito do título, que está de partida para a guerra. A guerra em questão é a Terceira Guerra Mundial, que a canção sugere que ocorrerá ainda nos anos 70 através de seu título - 1913 e 1938 foram os anos que antecederam a Primeira e Segunda Guerras Mundiais; 197? é deixado implícito.

Depois do segundo refrão, o piano de Mike Garson começa a ficar mais doido... MUITO mais doido, até que perde toda a tonalidade da música e se transforma num solo atonal e maníaco, enquanto o ritmo de fundo continua o mesmo: um baixo e bateria repetitivos, quase prefigurando seus experimentos com krautrock que viriam nos discos seguintes. O solo de piano dura 1 minuto e meio, para depois parecer que acabou, mas após Bowie cantar o refrão mais uma vez, o piano volta com seu solo esquizofrênico. Há também um saxofone na música, relativamente contido se comparado com o piano, mas reforçando o caráter jazzístico da canção.

Lançado em meio à fase glam rock do cantor, essa é uma das músicas mais experimentais dele até então. Mal sabíamos que no disco seguinte ele já começaria a experimentar com krautrock e funk, para a seguir mudar completamente de estilo e se transformar num cantor de soul music, e depois retornar ao krautrock e música eletrônica junto com a música ambient de Brian Eno por três discos. O solo livre de tonalidade simboliza sua sede por liberdade: ele queria escapar das amarras do rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário