13/02/2016

3. The Beatles - Tomorrow Never Knows

Música: Tomorrow Never Knows
Artista: The Beatles
Álbum: Revolver
Lançamento: 1966


LSD. Uma das músicas mais lisérgicas dos Beatles e dos anos 60 em geral, essa música tem de tudo, é como se fosse o som definitivo da psicodelia: o zumbido indiano da tambura, diversas colagens sonoras, guitarra e cítara com o som ao contrário, uma batida estranha e repetitiva, um vocal sob o filtro de um amplificador Leslie com seu tremolo característico, uma letra mística retirada de um livro que fala sobre a experiência alucinógena (e que é baseado no Livro dos Mortos tibetano), melodias derivadas da música indiana... Tem de tudo aqui - e olha que essa música ainda é do início da psicodelia, afinal, nem sequer era 1967!

Imagina as reações das pessoas ouvindo esse negócio em 1966!

Preciso ainda dizer o quanto essa música foi influente? Ela foi influente pra caralho durante aquela época e continuou sendo... Há quem diga que os elementos principais da música eletrônica atual estão todos aqui: "samples", batida repetitiva, uso do estúdio como principal instrumento, voz "robótica". Lembrando que esta música em si já pode até ser considerada pelo menos em parte eletrônica, pois o uso das colagens sonoras era prática da musique concrète (Pierre Schaeffer) e da elektronische musik (Karlheinz Stockhausen), duas vertentes eletrônicas da música erudita (nota: o Paul McCartney até assumiu que foi influenciado pelo Stockhausen ao gravar esta música).

É interessante notar que os quatro integrantes da banda contribuíram para que esta música tomasse a forma que tem: John com a composição e a letra (após ter lido o livro do Timothy Leary enquanto tomava ácido); Paul com as colagens de fita; George com a influência indiana; Ringo com sua batida simples e o título doido ("Tomorrow Never Knows" foi uma das frases engraçadas que ele costumava soltar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário