14/02/2016

5. Isis - Celestial (The Tower)

Música: Celestial (The Tower)
Artista: Isis
Álbum: Celestial
Lançamento: 2000


Post-metal. Se você não está familiarizado nem com post-rock, eu explico: bom... explicaria se fosse um gênero fácil de explicar, mas a Wikipedia basicamente define como "o uso de instrumentos associados com o rock, mas usando ritmos, timbres e outros elementos musicais que NÃO são associados com rock". Eu sempre gostei dessa definição. Post-metal, então, seria o mesmo, mas... mais agressivo.

Esta é a primeira música do primeiro álbum do Isis (nota: não confundir com o grupo islâmico). Uma coisa que sempre me chamou a atenção nessa música (e justamente por isso decidi escrever sobre ela aqui) é a sua introdução. A música possui 9:42 de duração e sua introdução dura em torno de 2:40. Durante toda a introdução, há somente um acorde. Sim, um acorde tocando over and over and over, mas com mudanças no ritmo, na dinâmica e na oitava (explicando sobre a oitava: o mesmo acorde é tocado grave e agudo - porém, agudo aqui ainda é grave, afinal... isso aqui é metal extremo, caralho!). Ok, há possivelmente uma variação em determinado momento (pouco antes de entrar o vocalista gritando), mas ainda dá pra dizer que é tudo girado em torno daquele único acorde.

Aos 2:40, surgem outros acordes, assim como o Aaron Turner começa a cantar sobre um dilúvio chegando e a torre emitindo o sinal disso. Referências a oceanos e torres permeiam a discografia inteira da banda - pois é, eles não fazem letras normalmente associadas ao metal (oras, isto aqui é algo "pós-metal", afinal de contas). Mesmo com outros acordes, a música ainda gira em torno de uma só tonalidade e um só ritmo até os 5 minutos, quando tudo se silencia e a guitarra se torna limpa, tudo fica mais com uma cara de música ambient (ou de post-rock), com uma bateria esparsa, semi-tribal. Talvez o dilúvio tenha chegado, de fato, até porque antes da calmaria o vocalista já havia gritado que ele sentia estar se afogando. Pouco antes dos 7 minutos, uma melodia bonita de guitarra nos acompanha por esse mar até o final da música, num crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário